Quem já pegou o seu pet no flagrante comendo coisa errada, levanta a mão! Acredito que boa parte dos nossos leitores já deve ter se deparado com esta situação. Fora as ocorrências inusitadas, como aquelas que já presenciamos com a nossa golden, entre meias, panos de chão e até uma largatixa. Eca! Quando se trata de comer coisas estranhas nossos dogs são os campeões. A dúvida é, quando se preocupar?
Relacionamos abaixo alguns dos alimentos que fazem mal, quando deveremos estar mais atentos para não oferecer opções que venham a trazer problemas de saúde para o pet. E também aqueles funcionais que ajudam na qualidade de vida e no bem estar deles. Vamos lá!
Alimentos Proibidos
CHOCOLATE
Para os humanos o chocolate é um dos produtos mais saborosos, que nos faz bem em qualquer momento. Entretanto para os cães eles são muito ruins, podendo ser até fatal. O Chocolate contém uma substância chamada teobromina, semelhante a cafeína, que até em quantidades reduzidas de consumo provocam vômito, diarreia, sede excessiva, tremores, convulsões, além de alteração nos batimentos cardíacos, alergias e intoxicação.
BEBIDAS ALCOÓLICAS
Sob nenhuma hipótese deve-se dar bebidas alcoólicas aos pets, nem nas menores quantidades. Mesmo em pequenas dozes, o animal poderá apresentar alterações no sistema nervoso central, bem como dificuldade respiratória, podendo entrar em coma. Quanto menor o cachorro, maior o efeito. Muito cuidado com os nossos amigos.
UVA OU UVA PASSA
Você sabia que não são todas as frutas que fazem bem aos nossos pets? A uva e/ou uva passa, por exemplo pode causar insuficiência renal precoce, vômitos, deixando eles bastante apáticos.
MACADÂMIA
Uma toxina desconhecida presente na macadâmia pode vir a afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães, mesmo em quantidades reduzidas, provoca envenenamento.
ALHO E CEBOLA
O alho e a cebola destroem as células vermelhas presentes no sangue dos cachorros. Consumidas em quantidades elevadas geram intoxicação, causando fraqueza, vômito, apatia, falta de apetite e até falta de ar. O tiossulfato presente nas cebolas deixam os cães com anemia. Vamos deixá-los afastados desses temperos!
ABACATE
Um dos alimentos que aparecem na lista da ASPCA (sigla em inglês da Associação Americana de Prevenção à Crueldade com Animais), sendo um dos produtos mais perigosos em qualquer forma de exposição, sejam as sementes, as cascas, folhas e frutos. A substância Persina é altamente tóxica e letal para os “aumigos”. Procurem evitar ao máximo a proximidade dos seus cães com este alimento.
BEBIDAS COM CAFEÍNA
Se as bebidas com cafeína são de um todo prejudicial para nós humanos em grande consumo, o que falar para os animais? Na ingestão de cafeína o pet tem uma reação muito semelhante ao envenenamento. Deixa-o agitado, acelera a respiração, provocando palpitações cardíacas, tremores musculares, convulsões e sangramentos. Por isso, não deixe que bebam não apenas o café que por ventura possa cair ao chão, mas também demais bebidas que contém cafeína, tais como refrigerantes, energéticos e etc.
OSSOS
Você sabia que mesmo os ossinhos de galinha provocam em diversas oportunidades lesões nos dentes e boca dos cães? Os problemas ligados a ingestão de ossos, tais como os estomacais, ainda causam hemorragia, em função dos pedacinhos ficarem colados na parede do estômago. Mesmo aquelas versões industrializadas não são totalmente indicadas, fazendo, em alguns casos, com que o seu pet engasgue.
Alguns Alimentos Permitidos
Antes de falar dos alimentos permitidos aos cães, devemos ter o cuidado de observar que um alimento isolado não pode substituir a dieta balanceada de seu cão. Seja pela alimentação natural ou através de rações, existem diversos nutrientes que devem ser ingeridos diariamente para manter a saúde do pet.
No entanto, alguns alimentos que são permitidos podem ser adicionados à refeição ou usados até como petiscos para enriquecer o ambiente ou como prêmio para reforçar alguma conduta positiva do seu melhor amigo.
Também vamos dar algumas dicas de nossa degustadora oficial – Duda!
– Frutas: banana, maçã, melancia. Além de docinhas, as frutas geladas são uma ótima opção para refrescar o seu cão em dias quentes. Deve sempre ter cuidado para retirar as cascas e sementes. Dica da Duda: não tem nada como uma banana congelada para fazer aquela bagunça num dia de verão!
– Legumes/ verduras: abóbora (sirva cozida e sem casca), beterraba (sirva cozida, com moderação, por ter muito açúcar), brócolis (sirva cozido e sem temperos), cenoura (sirva crua ou cozida). Dica da Duda: oferecer um alimento também pode ser uma grande diversão, oferte uma cenoura crua e inteira (sem a casca) a seu cão e veja a felicidade dele em brincar enquanto devora a cenoura e ainda limpa os dentes!
Esses são alguns exemplos de alimentos permitidos e que são habitualmente consumidos pelos humanos, assim, é de fácil acesso e aquisição.
Fora esses, ainda temos a batata doce e o inhame, mas lembramos que, apesar de permitidos, estes alimentos devem ser consumidos com moderação, para evitar o aumento de peso. Tal como outros petiscos, devemos sempre ficar atentos com o ganho de peso de nossos pets, e buscar manter uma rotina saudável.
Alguém tem um pet guloso? Qual o alimento preferido?
Adiciona nos comentários para a gente saber!